Receita de Pavê

No último fim de semana estive novamente em São Paulo pra rever as amigas e como teríamos um almoço de dia das mães super mega hiper atrasado pra mãe da Dani, me ofereci pra fazer a sobremesa. O escolhido foi o pavê congelado, que faço desde que entrei na faculdade, há uns 14 (!) anos e que fui incrementando/modificando ao longo do tempo. Vamos à receita, já que um monte de gente pediu após ver essa foto no Facebook:

pave

 

Ingredientes:

4 ovos (vamos separar gemas das claras)

1 lata de leite condensado

leite integral (a mesma medida da lata de leite condensado)

1 lata de creme de leite gelado

5 colheres de açúcar

1 caixa de biscoito tipo champanhe (aproximadamente 200g)

leite “temperado” com achocolatado e/ou essência de rum para molhar os biscoitos

 

Modo de preparo:

Bata no liquidificador as gemas, o leite condensado e o leite integral até ficar homogêneo. Leve ao fogo médio, misturando sempre, até engrossar. Fique atento ao ponto para não formar bolinhas. Normalmente eu vou até o ponto de um mingau mais grossinho, pra não correr o risco de empelotar.

Deixe esse creme à parte, esfriando.

Enquanto isso, bata as claras em neve, até que fiquem bem firmes. Junte as colheres de açúcar uma a uma, batendo sempre, até o ponto de chantili. Depois, com o auxílio de uma colher grande misture o creme de leite gelado, sem soro, aos poucos, até incorporar tudo.

Nesse ponto o creme já deve estar de morno pra frio (se não estiver, coloque a panela num banho maria de água fria e vá mexendo o creme até ele esfriar mais). Assim, vá misturando os dois cremes na mesma vasilha, mexendo devagar, até que os dois estejam completamente misturados.

A receita original pede que o creme que foi ao fogo vá por baixo dos biscoitos e o creme feito com as claras vá por cima. Mas se a gente mistura os dois cremes, dá pra colocar no congelador sem que ele fique difícil de tirar na hora de servir 😉

 

Montando o pavê

Em um refratário médio de vidro (igual ao da foto) coloque um pouco do creme até cobrir o fundo. Vá colocando os biscoitos champanhe já molhados na mistura de leite com achocolatado até cobrir todo o creme.

Eu sempre dou uma apertadinha nos biscoitos, com os dedos mesmo, pra eles afundarem no creme. Depois de colocar todos os biscoitos (em todos os cantos possíveis, de preferência), coloque o restante do creme por cima e leve ao congelador. Dependendo da potência da sua geladeira, em umas duas, três horas, já estará bom pra servir. Eu costumo deixar de um dia pro outro.

1. A textura é quase de um sorvete mas acho que bem mais cremoso. Quem já comeu pode falar nos comentários rs.

2. Se não quiser comer muito congelado, deixe uns 10 minutinhos fora da geladeira antes de servir.

3. Dá pra colocar castanhas, farofa crocante, calda de chocolate e o que mais a imaginação mandar na hora de servir.

4. A mistura pra molhar os biscoitos, como eu já disse lá em cima, pode ser de leite com qualquer outra coisa que lhe agrade e dê um aroma diferente. Se tiver vinho branco ou conhaque também vale colocar um pouquinho pra dar um sabor a mais….

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s