North & South

Nem acreditei quando cheguei hoje em casa e encontrei um pacote me esperando. Quando vi que o remetente era a Ladeira Livros então, quase surtei!

No dia 22 eu comprei o livro North & South deles via Estante Virtual e como o envio era via Encomenda Pac dos Correios nem tinha esperanças de receber antes do feriado. Por isso a surpresa foi grande.

Clique para ampliar

North & South

É uma edição de 1994, super bem conservada, que me deixou muito empolgada! Não vejo a hora de ler, embora saiba que vou demorar um pouquinho pra avançar já que pretendo ter o google idiomas ou um dicionário do lado mas vou fazer o possível pra ir até o fim.

Pra quem não sabe North & South é um livro da autora Elizabeth Gaskell e foi escrito nos anos de 1854/55 e conta a história da protagonista Margareth Hale, filha do clérigo, criada em Hellstone, localizada no campo, lugar idílico e ao sul da Inglaterra.

Entretanto é obrigada a seguir com a família para a cidade de Milton, no norte, que vive intensamente a revolução industrial, com indústrias texteis a todo o vapor.

É lá que ela conhece Mr. Thornton, dono de uma das tecelagens da cidade, e que considera, a princípio, grosseiro e de modos inferiores.

O romance aborda a evolução do relacionamento dos dois mas acompanha também o período crítico que a cidade de Milton vive com a iminência de uma greve entre o proletariado que almeja melhores condições de trabalho e melhores salários.

Aí me perguntam: mas como tu sabe tudo isso se nem leu o livro ainda e tem o inglês péssimo?

Bem, North & South também foi objeto de uma adaptação da BBC para uma minissérie em quatro capítulos e essa minissérie eu já assisti. 🙂

Clique para ampliar

A produção foi ao ar na Inglaterra em 2004 e teve o casal protagonista interpretado por Richard Armitage (Spooks, Robin Hood) e Daniela Denby-Ashe mas infelizmente não foi lançada no Brasil. Por aqui a galera que curte acaba se valendo dos downloads para ter acesso.

E ainda me pergunto como alguém tem coragem de se desfazer de um livro desses… eu não teria meeeeeesmo. Por isso tenho montes de livros aqui em casa.

A série é ótima e recomendo sempre!

Anúncios

2 comentários sobre “North & South

  1. Pingback: North & South – DVD « Blog da Eveline

  2. Eve, não conhecia o teu blog, adorei!!

    Sobre o livro, é sensacional!! Se é que é possível é mais bonito do que a serie, o final então é de arrepiar… eu tb li aos trancos e barrancos, com dicionarios do lado, o que complica é o dialeto das pessoas que trabalham na fábrica. Nas partes em que aparece a relação dela com a Bessy, especialmente e do pai da Bessy. A autora é muito fiel nesse tópico utilizando a linguagem que eles usavam na época. É legal mas dificultou a minha leitura. Mas não é nada que impeça de ler e se deleitar!!!

    Vai em frente pq é maravilhoso!!!!

    Bj!!!
    Martha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s