Leitura e Escrita

Estou aqui revisando a monografia de conclusão de curso de uma amiga e pensando em como as pessoas nem sempre se preocupam em ter uma boa redação.

Sei que não tenho a escrita mais perfeita mas me esforço sinceramente para erradicar principalmente os erros grotescos das minhas incursões literárias.

Não digo que minha amiga tenha um texto ruim. Longe disso! Hoje mesmo disse a ela que o texto está ótimo. Já vi artigos escritos por doutores e pós-doutores que realmente deixam a gente com vergonha alheia.

O que quero dizer com tudo isso é que, no fim das contas, devemos bater e rebater na velha história de sempre: quanto mais se lê melhor se escreve. Leitura nos dá um vocabulário melhor e até uma fluência melhor. Coisas que você, talvez, não se imagine dizendo vão acabar saindo da sua boca amanhã e tudo por causa da leitura.

Ler aumenta nossa visão de mundo (afinal, por que eu desejaria tanto conhecer a Inglaterra se não fosse por Jane Austen e, por que não dizer, também Elizabeth Gaskell, ainda que de forma indireta?) e a percepção que temos de nós mesmos e dos outros.

Eu me reinvento a cada livro.

Quando termino uma leitura nova sempre me pego me colocando no lugar do personagem e tentando identificar como eu agiria em determinadas situações.

E isso é ótimo!

Leia muito e se reinvente a cada página virada! Faz bem para a mente e também para a sua redação.

Deixe um comentário

